quinta-feira, 27 de março de 2025

AUTORES - "Lendas do Mar"

 


José Jorge Letria (José Jorge Alves Letria) nasceu em Cascais, a 8 de junho de 1951. 

É jornalista, poeta, dramaturgo, ficcionista e autor de uma vasta obra para crianças e jovens.

Estudou Direito na Universidade de Lisboa. Fez pós-graduação em Jornalismo Internacional, Mestrado em "Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais" na Universidade Autónoma de Lisboa. Doutorou-se com distinção em Ciências da Comunicação no ISCTE.

O seu percurso profissional tem sido bastante diverso. Entre 1970 e dezembro de 2003, foi redator e editor de jornais como "Diário de Lisboa", "República", "Musicalíssimo", "Diário de Notícias" e "Jornal de Letras". Foi também professor de jornalismo, tendo ainda publicado três livros sobre a matéria. Autor de programas de rádio e de televisão, destacando-se a esse nível a sua participação, durante vários anos, na equipa de criadores do programa televisivo infantil "Rua Sésamo", em Portugal. Foi também autor dos textos do programa de rádio "Pastéis de Belém", da TSF e correspondente de jornais estrangeiros.

No dia 25 de abril de 1974, Letria foi um dos poucos civis que estavam ao corrente do levantamento militar, colaborando com os militares na Direção da Emissora Nacional desde 27 de abril desse ano. Foi ainda responsável pela programação musical da estação oficial até meados de 1975. Em 1999 publica o livro " Uma Noite Fez-se Abril", reflete a sua experiência na madrugada do 25 de abril. As temáticas da revolução dos cravos, da luta e das conquistas de abril (liberdade, democracia...) deram origem a muitos outros livros, dirigidos principalmente a crianças e jovens.




André Letria nasceu em Lisboa, em 1973. Frequentou o curso de Pintura da Faculdade de Belas Artes de Lisboa. 

Trabalha como ilustrador desde 1992, contribuindo com ilustrações para livros infantis e várias publicações periódicas como O Independente, Jornal de Letras ou as revistas Livros, Visão ou Ícon. 

É filho do jornalista e escritor José Jorge Letria, sendo o ilustrador de muitos dos livros do seu pai. 

Além da ilustração de livros, realizou também filmes de animação e trabalhou em cenários para teatro. No ano de 2012 criou a editora Pato Lógico, dedicada essencialmente à edição de livros infantis. 

Ganhou diversos prémios e tem livros publicados em vários países (Estados Unidos, Brasil, Espanha, Itália). 

André Letria participou ainda em diversas exposições, como a Bienal de Bratislava, a Exposição de Ilustradores da Feira de Bolonha, a Sarmede e a Ilustrarte.

Fonte: André Letria – Wikipédia, a enciclopédia livre




Livros_Teatro



O teatro tem sempre, na sua base, o texto escrito. Seja texto dramático, seja um guião de adaptação para teatro a partir de um texto narrativo, poético ou outro.

Na Biblioteca da escola podes procurar por alguns títulos de texto dramático, escritos por autores já teus conhecidos, como António Torrado, Luísa Dacosta...

Fica aqui um pequeno catálogo, com algumas sugestões:
 

Dia Mundial do Teatro

 Luzes, Câmara, Ação! 


Pois é! Hoje, dia 27 de março, o mundo veste a máscara da alegria e da emoção para celebrar o Dia Mundial do Teatro. Uma data que nos convida a refletir sobre a importância desta arte milenar, capaz de nos transportar para outros mundos, de nos fazer rir, chorar, pensar e, acima de tudo, sentir.

O teatro não é apenas entretenimento. É uma ferramenta poderosa de transformação social, capaz de despertar consciências, de promover o diálogo e de construir pontes entre culturas e gerações. Através das suas histórias e personagens, o teatro desafia-nos a questionar o mundo que nos rodeia e a imaginar novas possibilidades.

Que este dia seja um convite à ação, um incentivo a apoiar e a valorizar o teatro em todas as suas formas. Que possamos abrir as cortinas para novas histórias, novos talentos e novas experiências. Que o teatro continue a iluminar os nossos corações e a inspirar as nossas almas.

Neste Dia Mundial do Teatro, celebremos a arte que nos faz sonhar, que nos faz sentir e que nos faz viver intensamente. Que o palco da vida esteja sempre iluminado pela magia do teatro, porque...

TEATRO É VIDA!

quarta-feira, 26 de março de 2025

LER Português

27 grandes livros, 27 grandes nomes de destaque na literatura portuguesa.
Livros e autores que com talento e mestria espalharam a língua portuguesa pelo mundo.

  1. Os Lusíadas – Luís de Camões
  2. Os Maias – Eça de Queirós
  3. Amor de Perdição – Camilo Castelo Branco
  4. Mensagem – Fernando Pessoa
  5. Auto da Barca do Inferno – Gil Vicente
  6. Memorial do Convento – José Saramago
  7. Sermão de St. António aos Peixes – Padre António Vieira
  8. Peregrinação – Fernão Mendes Pinto
  9. As Pupilas do Senhor Reitor – Júlio Dinis
  10. Bichos – Miguel Torga
  11. Viagens na Minha Terra – Almeida Garrett
  12. Aparição – Vergílio Ferreira
  13. Rimas – Bocage
  14. O Livro de Cesário Verde – Cesário Verde
  15. Clepsidra – Camilo Pessanha
  16. Gaibéus – Alves Redol
  17. Balada da Praia dos Cães – José Cardoso Pires
  18. Mau Tempo No Canal – Vitorino Nemésio
  19. As Mãos e os Frutos – Eugénio de Andrade
  20. A Sibila – Augustina Bessa-Luís 
  21. Pena Capital – Mário Cesariny
  22. O Medo – Al Berto
  23. A Colher na Boca –  Herberto Helder
  24. Felizmente Há Luar! – Luís de Sttau Monteiro
  25. Sinais de Fogo – Jorge de Sena
  26. Charneca em Flor – Florbela Espanca  
  27. Poesia – Sophia de Mello Breyner Andresen

Dia do Livro Português

Créditos da imagem: Dia do Livro Português- 14 sugestões

Comemoramos hoje o Dia do Livro Português.

A data foi criada pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), pretendendo destacar a importância do livro, do saber e da língua portuguesa em todo o mundo.

Foi escolhido o dia 26 de março para esta celebração, pois foi neste dia, em 1487, que se imprimiu o primeiro livro em Portugal: o "Pentateuco", escrito em hebraico. Ele saiu das oficinas do judeu Samuel Gacon, na Vila-a-Dentro, em Faro.

O primeiro livro escrito em português foi impresso dez anos mais tarde, no Porto, do dia 4 de janeiro de 1497: "Constituições que fez o Senhor Dom Diogo de Sousa, Bispo do Porto", produzido pelo impressor Rodrigo Álvares.


Fonte: Dia do Livro Português | 26 de Março - Calendarr

terça-feira, 25 de março de 2025

AUTORES - "Cartas Felizes"

 Vamos conhecer os autores do livro "Cartas Felizes"!

Fonte da imagem: Susanna Isern - WOOK
Susanna Isern é uma escritora e psicóloga espanhola, especializada em literatura infantil.

É professora de Psicologia da Aprendizagem na Universidade Europeia do Atlântico, mãe de três filhos e uma das principais escritoras infantis em Espanha.
Publicou o seu primeiro álbum ilustrado em 2011. Desde então, tem publicado vários livros infantis.

Entre as suas obras mais conhecidas estão Grande Livro dos Super-PoderesO Grande Livro dos Super-Tesouros que Realmente ImportamIsto não é uma selva Magic Animals.

Tem quase cem livros publicados e traduzidos em dezoito idiomas. Soma já mais de meio milhão de exemplares vendidos em todo o mundo.

Recebeu importantes prémios dentro e fora de Espanha. 

Algumas das suas obras foram adaptadas para o teatro.

A maioria dos seus livros tratam de temas relacionados com a educação e o crescimento pessoal das crianças.

As suas histórias são cheias de fantasia, humor e sensibilidade e transmitem valores positivos e inspiradores para os leitores.




Daniel Montero Galán, nasceu em Madrid, em 1981. É desenhador, ilustrador e humorista gráfico.

Trabalha há mais de quinze anos como ilustrador, no seu pequeno estúdio, em Madrid.

No seu trabalho é notória a sua paixão pelas formas geométricas, as malhas, os quebra-cabeças e as paletas limitadas de cores arriscadas.




segunda-feira, 24 de março de 2025

LIVRO_"Cartas Felizes"

 



Título: Cartas Felizes

Autores: Susanna Isern  (Texto)

                    Daniel Montero Galán  (Ilustrações)

Editora: Nuvem de Letras


Sinopse:

Um velho e solitário carteiro percorre a floresta e entrega cartas misteriosas aos animais. Mas estas não são umas cartas quaisquer, parecem mágicas, pois ajudam a resolver mal-entendidos e a formar amizades. Que segredos esconderá um carteiro?

Uma história comovente que lembra a importância de uma comunidade unida, de prestarmos atenção uns aos outros e de acolhermos os mais velhos.

A vida pode ser melhor se cada um de nós fizer algo pelos outros. Todos unidos podemos ser mais felizes.

sexta-feira, 21 de março de 2025

LER: "A Árvore Generosa"

Caso não encontres o livro nas bibliotecas ou não esteja disponível no momento e a tua vontade de ler seja grande, podes conhecer todo o texto, folheando este e-book.

Contudo, não fiques sem ver o livro físico! 😉


AUTORES - "A Árvore Generosa"

 


Shel Silverstein (Sheldon Allan Silverstein) foi escritor, cartoonista, compositor e músico americano. Nasceu em Chicago, Illinois, a 25 de setembro de 1930. Filho de Nathan, um imigrante da Europa Oriental de ascendência judaica e de Helen, americana nascida em Chicago. Cresceu no bairro de Logan Square, em Chicago. 

Frequentou a Universidade de Illinois e a Academia de Belas Artes de Chicago, mas por pouco tempo, pois foi convocado para o exército dos EUA, tendo servido no Japão e na Coreia.

Na década de 1950 as suas ilustrações foram publicadas em vários jornais e revistas.

Como autor infantil, algumas das suas obras de maior êxito incluem "A Árvore Generosa", "Onde termina a calçada" e "Uma luz no sótão". Este último é dedicado à sua filha, que morreu aos 11 anos.

As suas obras foram traduzidas para mais de 47 idiomas e venderam mais de 20 milhões de exemplares.

Como compositor, Silverstein escreveu a faixa de Johny Cash, em 1969m "A boy named Sue" (Um rapaz chamado Sue), um tema que alcançou bastante sucesso nos EUA. As suas canções foram gravadas e popularizadas por diversos artistas. Recebeu dois prémios Grammy e nomeações ao Globo de Ouro e ao Oscar.

Silverstein começou a desenhar muito jovem, aos 7 anos de idade. Numa entrevista à Publishers Weekly, disse: "Quando eu era criança - 12 a 14 anos, preferia ter sido um bom jogador de beusebol ou um sucesso com as meninas, mas não sabia jogar bola. Eu não sabia danças. Felizmente, as meninas não me queriam. Não há muito que eu pudesse fazer sobre isso. Então comecei a desenhar e a escrever. Eu também tive sorte de não etr ninguém para copiar, ficar impressionado. Eu tinha desenvolvido o meu próprio estilo. (...)" e refere ainda que "o trabalho tornou-se um hábito".

No dia 10 de maio de 1999, com 68 anos de idade, Silverstein sofre um ataque cardíaco fatal, em sua casa, em Key West, na Florida.

LIVRO: "A Árvore Generosa"

 


Título: A árvore generosa

Autor: Shel Silverstein

Tradutor: Miguel Gouveia

Editora: Bruaá

Sinopse:
"Era uma vez uma árvore que amava um menino."
Todos os dias o menino subia ao seu tronco, balançava-se nos seus ramos, comia as suas maçãs, descansava à sua sombra e a árvore era feliz.
Mas o tempo passou. 
O menino cresceu...

Assim começa este comevedor livro de Shel Silverstein, publicado pela primeira vez em 1964, que há muito se tornou um clássico da literatura infanto-juvenil mundial.

Traduzido em mais de 30 línguas.

Esta obra comoveu gerações de leitores de todas as idades e num dos mais originais e versáteis artistas norte-americanos do século XX: Shel Silverstein.

Procura-o na Biblioteca da tua escola!

Um texto curto, mas muito rico na mensagem e que te faz refletir sobre as ações do Homem sobre a Natureza e o impacto que tudo isso tem sobre o ambiente, os recursos naturais e a sustentabilidade.

Um poema à árvore

Porque dia 21 de Março é não só o Dia Mundial da Árvore, mas também o Dia Mundial da Poesia,

deixo-te aqui um pouco de ambos: um poema sobre a árvore.

Este poema chama-nos à atenção para a importância da preservação e proteção das árvores e foi retirado

do livro "Cada dia... sua magia", que podes procurar na Biblioteca da Escola.


Segredo


Tenho um segredo guardado 

não o quero cobiçado

só a ti o vou contar.

Encontrei na floresta

pequena árvore modesta

que estava quase a secar.

Peguei no meu regador 

com água a fui refrescar.

A partir de hoje serei

seu amigo, protetor.

E um dia já velhinho

à sua sombra sentado

quando esta história recordar

vou sentir-me aconchegado.


Ler ajuda a crescer e a melhor pessoa ser!

Dia Mundial da Árvore

Comemoramos hoje, dia 21 de março, o Dia Mundial da Árvore!

Créditos: Foto de Johannes Plenio: https://www.pexels.com/pt-br/foto/duas-arvores-marrons-1632790/

Os esforços para manter, proteger e plantar/replantar florestas nunca são suficientes. Deparamo-nos com muitas ameaças a este bem precioso que a natureza nos dá e do qual dependem tantas coisas nas nossas vidas. Os incêndios, as intempéries... Nos últimos dias temos assistido ao derrube de muitas árvores, por causas naturais, em consequência dos ventos fortes que têm atingido o nosso país.

Em https://www.sapo.pt, podemos ler:

"Dia da Árvore: nem de propósito, depois de tantas terem caído nos últimos dias, celebra-se hoje este ente botânico que simboliza a natureza, o ambiente e, inevitavelmente, as alterações climáticas. Material de construção, proteção, produtor de oxigénio, captador de carbono, alimento, a árvore é parte integrante de um planeta Terra sustentável."

quarta-feira, 19 de março de 2025

Um Poema para o Pai

Um poema para o Dia do Pai que podes encontrar no livro "Cada dia... sua magia", da escritora Lourdes Custódio, com ilustrações de Sónia Cântara.

Palavras simples e rimas fáceis, mas com uma mensagem tão grande e bela, como só a arte da poesia consegue!


Dia do Pai


Com três letras apenas

consigo escrever PAI.

É daquelas palavras pequenas

que do coração nunca sai.


Por hoje ser o teu dia

digo-te com alegria

que só para te conhecer

valeu a pena nascer!


Procura o livro na Biblioteca da Escola.

Vais encontrar outras poesias bonitas, para datas especiais do calendário! 😉


Esperamos pela tua visita!

Dia do Pai

Hoje é um dos dias mais importantes do ano! É o Dia do Pai!

Não há palavras que cheguem para definir um PAI, mas deixo-te aqui algumas. (Se quiseres ampliar a imagem, basta clicares sobre ela.)

Que palavra escolherias para o teu pai? 

Escolhe a tua palavra e deixa-a nos comentários😉 





sexta-feira, 14 de março de 2025

TESTE À LEITURA_"O Tubarão na Banheira"

 


Leste "O Tubarão na Banheira", de David Machado? Então podes atrever-te a responder a este questionário! 👍
É muito fácil! 
Cada resposta está à distância de um simples clique! 👇😉
No final, clica no retângulo azul "Enviar".

       


JOGAR COM A LEITURA - "O Lápis Mágico de Malala"

Se já leste "O Lápis Mágico de Malala", atreve-te a jogar neste quiz sobre o livro. Basta clicares na palavras que estão a seguir:

Jogar_"O Lápis Mágico de Malala"

Se preferires jogar com um telemóvel, também podes aceder ao jogo através deste QR code:

Diverte-te!


Descobrir mais sobre Luís Vaz de Camões

Queres saber mais sobre Camões? 

Clica na imagem abaixo e abre o mural "À descoberta de Luís de Camões". 

Navega por ele.

Vais encontrar vídeos, textos informativos e sugestões de livros que podes ler sobre Camões, a sua obra e o seu tempo.

Aventura-te nesta descoberta!


quinta-feira, 13 de março de 2025

"Miúdos a Votos - 2025"_Podcast's de campanha

 Uma das ferramentas de comunicação usadas pelos grupos de apoio aos livros candidatos, no âmbito da campanha eleitoral, foi a criação de podcast´s sobre os livros que apoiavam.

Depois de lerem os livros, os alunos elaboraram guiões para a gravação de podcast´s sobre os candidatos-livros que defendiam. Estruturaram os textos e escolheram os efeitos sonoros que pretendiam para a sonoplastia.

Aqui ficam os resultados desses trabalhos.

Mais uma vez....

Parabéns, miúdos!


quarta-feira, 12 de março de 2025

"Miúdos a Votos - 2025" na Escola de Santo António

"Miúdos a Votos 2024-2025"

esteve na EB/JI de Santo António 

na Covilhã!




Os alunos desta escola abraçaram o desafio lançado pela Rede de Bibliotecas Escolares, em parceria com a Revista Visão Júnior e a Rádio Miúdos.

A escola participou em todas as fases do processo eleitoral: apresentação das candidaturas, propondo para votos os livros que mais gostam; escolha dos livros a apoiar e fazer campanha, entre a lista dos 20 livros candidatos; planeamento e desenvolvimento da campanha eleitoral; organização do processo eleitoral; votação; contagem dos votos. 

Ontem foi dia de reflexão. A campanha eleitoral foi encerrada. Hoje realizou-se a votação. Do 1.º ao 4.º ano, todos foram votar no livro que consideravam "o mais fixe".

Uma equipa de jovens "jornalistas" ocupou-se ainda de fazer toda a cobertura de todo este processo, desde a campanha eleitoral até à divulgação dos resultados.

Ao longo dos próximos dias, iremos aqui divulgar alguns dos momentos de todo o processo e ações de campanha levadas a cabo

Tudo foi pensado ao pormenor. Nada foi descurado por estes fantásticos alunos!

Muito empenho, envolvimento e responsabilidade!

Uma experiência que foi acima de tudo oportunidade para muitas aprendizagens enriquecedoras e exercício de cidadania.

Parabéns, miúdos!




segunda-feira, 10 de março de 2025

LER "Lendas do Mar"

 Sete lendas. Sete segredos sobre o mar. 

"Lendas do Mar", um livro de José Jorge Letria.

Atreves-te a ler? Clica na imagem da capa e entra no livro



Rodolfo Castro

  Créditos da imagem:  Município de Beja - Os primeiros contos do mundo, com Rodolfo Castro Rodolfo Castro nasceu na Argentina, mas vive em...